Horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começa na sexta (26)

Juíza Eleitoral, Fabiana Garcia Garibaldi
e chefe do cartório eleitoral, Rogéria Beatriz Loura
Por Vivian Cardoso

No final da tarde de sexta-feira (19), na sala do júri, no Fórum de Mogi Mirim, aconteceu o sorteio de ordem de veiculação do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. Ele foi feito pela juíza eleitoral, Fabiana Garcia Garibaldi e a chefe do cartório, Rogéria Beatriz Loura.
A transmissão da propaganda dos candidatos a prefeito, vice e vereadores começa na próxima sexta-feira (26). A coligação “Unidos para mudar Mogi” – formada pelo PRP e PSB - e que tem como candidato a prefeito, Coronel Vanderlei (PRP) e o vice, Dr. Oscar (PRP) vai abrir o horário na TV com 58 segundos de propaganda.
Em seguida, será a coligação "Tudo por Mogi Mirim" – formada pelo PMDB-PTB-PEN-DEM-PP-PROS-PRB - que tem como candidato a prefeito, Ricardo Brandão (PMDB) e vice-prefeito, Mogiano (PTB) com 3 minutos e 59 segundos de propaganda.
A sequência do horário eleitoral será com a coligação "Mogi Mirim Crescendo de novo" - formada pelo PSDB-SD-PSD-PPS - que tem como candidato a prefeito, Carlos Nelson (PSDB) e vice-prefeito, Dra. Lúcia Tenório (SD) com 2 minutos e 17 segundos de propaganda. Em seguida, será a propaganda do PR que tem o candidato a prefeito, Elias Ajub e o vice, Martins da Bicicletaria com 54 segundos de propaganda.
Por fim, será a coligação "Seu voto, sua voz para melhorar Mogi Mirim" com Ernani (PT) a prefeito e Aloísio Bueno (PSL) a vice-prefeito com um minuto e 52 segundos. A coligação é formada pelo PT-PSL-PSDC-PV.
Esta foi a ordem definida por sorteio para a veiculação no primeiro dia. A partir do segundo, o último será o primeiro no horário gratuito e assim sucessivamente.
A veiculação será feita pela SEC TV, canal 44 em UHF. A transmissão também poderá ser acompanhada, ao vivo, também pela internet pelo site im44.com.br. Já a veiculação no rádio será pela Rádio Cultura (Transamérica).

TEMPO
Este ano, o período foi reduzido de 45 para 35 dias, portanto, o último dia de propaganda, no primeiro turno, será em 29 de setembro.
Os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador.
No rádio, a propaganda será transmitida das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.
Na televisão, os candidatos vão se apresentar das 13h00 às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

VEREADORES
As inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h00 e 00h00.
A divisão deverá obedecer a proporção de 60% para prefeito, ou seja, 84 inserções (totalizando 42 minutos) e 40% para vereador, ou seja, 56 inserções (totalizando 28 minutos).

Comentários