Boneco de ressuscitação foi doado aos bombeiros de Mogi Mirim

Foto: Divulgação Brigada
Por Vivian Cardoso

Por meio de doações de empresários, a Brigada de Incêndio de Mogi Mirim vem conseguindo, aos poucos, alguns materiais e equipamentos para prestar atendimento à população.
Na última semana, a corporação ganhou um boneco de RCP (Ressuscitação cardiopulmonar) que vai ser importante para o treinamento dos brigadistas municipais.
"Vai ser muito útil também para a Guarda Civil Municipal e no uso em palestras nas escolas da cidade", informou o coordenador José Luiz da Silva.
O RCP é uma manobra essencial que deve ser praticada quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente. Isto se chama morte súbita e pode ter muitas causas: ataque cardíaco, overdose de drogas/medicamentos, envenenamento, eletrocussão, afogamento, engasgo ou trauma.
A RCP, se aplicada rapidamente, pode evitar o óbito da vítima.
A doação do boneco foi feita pela empresa Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda que fica no bairro rural Pirapitingui.
O coordenador da Brigada disse que num determinado dia, em conversa com os proprietários da empresa, falou sobre as necessidades da corporação e recebeu a notícia de que receberia a doação do boneco. "Comentei que pediria apoio do Conselho Rural para conseguir e, sensibilizados, os donos da empresa nos fez a doação", contou Silva.
O boneco de ressuscitação cardiopulmonar custou R$ 1.550,00, valor "economizado" pela Administração Municipal.
Foto: Divulgação Brigada
A Brigada de Incêndio de Mogi Mirim enfrenta uma série de dificuldades como falta de materiais e equipamentos, necessários para atuação do dia a dia, além dos conhecidos problemas com os caminhões que quebram com frequência e a necessidade de ampliação do quadro de servidores.
Mas, as doações ajudam. A corporação já ganhou motosserra, pneus para as viaturas bem como consertos dos veículos.
Desde 2013, os bombeiros mogimirianos contam com apoio de um caminhão de combate a incêndio e de salvamento que foi cedido por uma família de empresários da cidade.
O caminhão de 1977, proveniente da Alemanha, é do tipo ABS (Auto Bomba de Salvamento), que tem capacidade para 4 mil litros de água e possui compartimentos nas laterais para o armazenamento de equipamentos que poderão ser utilizados em salvamentos.

Comentários